15 mudanças para viver de uma forma mais ecológica

por Susana Lucas
0 comentário

Um vídeo muito interessante que está na visão online, sobre as 15 mudanças que podemos fazer para vivermos de uma forma mais ecológica:

  1. Viver com menos: apegamos as muitas coisas, objetos e afins, que de verificarmos bem nem as utilizamos e por vezes nem lhe passamos a vista em cima, durante meses ou anos…eu que o diga! Tem sido o meu desafio pessoal para este ano (acho que ainda tenho um longo caminho).
  2. Rever as compras: passar do Fast Shop, onde se compra tudo no mesmo local, quase sem olhar, para compras em mercados locais, na época, a granel e biológicas.
  3. Usar vidro para guardar a comida: temos sempre embalagens de vidro que já vieram com comida para casa, são as embalagens que em termos de reciclagem é mais fácil e com um ciclo de vida maior.
  4. Horta na varanda: pode ser só a salsa e ou coentros em 2 vasos, mas existem diversas plantas que viver em vaso, por exemplo tomate.
  5. Minimizar o desperdício: existem uma quantidade de alimentos que não são utilizados, não tem uma vizinha com galinhas? Planear as refeições semanais antes de ir às compras pode ser uma ajuda.
  6. Tecidos que utilizamos: é importante que o que temos em contacto com o nosso maior órgão, a pele, seja saudável, natural e produzido de forma sustentável, neste momento já existem marcas nacionais que estão neste caminho.
  7. Refletir antes de comprar mais uma peça de roupa: será mesmo necessário? Onde é fabricado? Que tipo de materiais são utilizados?
  8. Escolha consciente dos produtos de cosmética e de higiene: atenção nos rótulos os componentes incluídos bem como a sua origem.
  9. Evitar detergentes químicos: quando a água evapora eles ficam nas superfícies, para o bem e para o mal.
  10. Tenha plantas nos ambientes interiores e exteriores: filtram e “refrescam” o ar.
  11. Madeiras sim, vernizes, nem por isso: voltamos aos produtos químicos que vão sendo libertos progressivamente.
  12. A utilização de Água: as máquinas só funcionarem quando cheias, reaproveitar água de lavagem de vegetais ou da sua cozedura para alimentar as plantas.
  13. Consumo de Energia: os standby e equipamentos que ficam ligados por esquecimento, ou porque podemos vir a utilizar mais tarde…
  14. Estragado tem que ser reparado: ou pensar logo em substituir, por muito reduzido que o custo seja, tentar aumentar o tempo de vida útil.
  15. Rótulos: querer estar informado do que se consome, ter algum conhecimento do que significa o definido, para podemos ter as escolhas mais conscientes.

São com certeza 15 boas reflexões para a mudança dos nossos hábitos para sermos mais Sustentáveis. Aceitam o desafio?

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais