2018, ano das Alterações Climáticas para a Ordem dos Engenheiros

por Susana Lucas
0 comentário

O Conselho Diretivo Nacional da OE deliberou decretar o ano de 2018 como o “Ano OE das Alterações Climáticas”. Esta iniciativa será sustentada por um conjunto de atividades a desenvolver ao longo de todo o ano de 2018, envolvendo nelas toda a estrutura da OE, quer em termos geográficos, quer ao nível dos diferentes Colégios de Especialidade de Engenharia.

Esta foi a notícia que veio na última newsletter da Ordem dos Engenheiros. Fiquei desde logo agradada com a iniciativa. E considero que todos (neste caso Engenheiros) podemos ajudar.

Ainda estão a ser preparadas as iniciativas de promoção que vão decorrer, por isso tomo a liberdade de dar desde já o meu primeiro contributo.

Considero que sendo um tema tão abrangente, será importante existirem subtemas que se pretendem abordar. A partir destes subtemas criar equipas de promoção dos mesmos. Existindo na Ordem dos Engenheiros diversos colégios e especialidades, até podia ser uma forma de dinamizar maior ligação entre todos os Engenheiros.

Assim cada equipa que tivesse a seu “cargo” um subtema, iria criar dinâmicas nacionais para a sua divulgação, promoção e apresentação.

O importante neste tema das Alterações Climáticas é termos informação acessível a toda a sociedade de forma a todos se sentirem capazes de contribuir. Sei que os Engenheiros podem ter à partida uma visão muito técnica de diversas questões. Contudo a democratização dessa informação pode permitir a envolvência de todos.

Já existem outros países que estão a promover diversas dinâmicas em torno das Alterações Climáticas, como é o caso da França.

Sendo o nosso país a “porta” linguística para milhões de pessoas, com toda a certeza que podemos ter um contributo de disseminação internacional.

Por isso devemos estar todos disponíveis para contribuir…que dizem Engenheiros?

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais