Os resíduos tem sido um foco na área do Ambiente. Foram definidas diversas estratégias que foram sistematizadas na política dos 5 R’s, que passa por Reciclar, Reutilizar, Recusar, Repensar e Reduzir, com base na produção de resíduos.
Mas será mesmo este caminho? Não teremos que abordar o assunto mais a jusante?
Ou seja, não temos primeiro que verificar se estava a efetuar um uso eficiente dos Recursos?
Vejamos o setor da construção.
Existiu realmente uma preocupação (ou exigência) para ter esta política na gestão dos resíduos. Contudo a análise podia ser efetuada logo no início na escolha de soluções e materiais a aplicar de forma eficiente.
Por exemplo, se tivermos uma estrutura que pretendemos que seja reestruturada em 10 anos no máximo será que tem que utilizar o mesmo tipo de materiais que uma estrutura com um vida útil de 50 ou 100 anos?
Outro caso, a água utilizada na construção, será que necessitava de ser potável? Existe controlo do consumo?
Julgo que ainda temos um caminho a percorrer para se analisar todos os processos de construção (e não só) de forma a garantir o uso eficiente dos recursos e no final sim, dos resíduos existentes, efetuar uma análise com base nos 5 R’s.
Fica a reflexão!
13 comentários
“Outro caso, a água utilizada na construção, será que necessitava de ser potável? Existe controlo do consumo?”
É o caso de consultar as normas ISO correspondentes 😉
Boa continuação.
Marco Obrigada pelo comentário… quais normas ISO, já tão em NP?
Boa Noite,
A norma ISO que regula a água a ser usada para misturas de betão é “ISO 12439:2010 – Mixing water for concrete”.
Existem critérios mínimos que a água a usar deverá cumprir, sendo que a presença de substâncias orgânicas fora do previsto (tal como uma água para ser considerada potável) um problema enorme nas misturas de betão, bem como a presença das mesmas nos outros inertes a usar no fabrico do betão.
As normas NP baseiam-se nas ISO, sendo que a NP 206-1 (ISO 206-1) regula o fabrico do betão, e depois considera as restantes milhentas sub-normas.
Mas deixando-me de filosofias e normas … e passando a ser mais práctico e menos implicativo …. 😉 …
Na prática existem desperdícios bem maiores seja da água, seja do resto dos materiais. Por exemplo, mais problemático que a água ser ou não ser potável são as fugas não controladas desta e por exemplo as contaminações de lençóis através de águas contaminadas (não fazendo tanques de filtração (um bom exemplo são certas centrais de betão)). Na maior parte das obras feitas em Portugal o problema é que tudo ainda é feito de um modo meio amador (mesmo nas grandes obras públicas sujeitas a fiscalização (aqui a referência de exigência são as obras da EDP) e por vezes existe algum descontrole ou aquele … borrifar-se para a coisa.
O problema maior … é a falta de políticas de controle e gestão da qualidade em obra.
Por norma em obras pequenas e privadas onde os orçamentos são mais apertadotes … não existem assim tantos desperdícios. Já nas grandes obras públicas … aquelas derrapagens (propositadas ou não 😉 …) dão pano para mangas.
Mas nos últimos anos estas coisas têm tido avanços positivos com a mudança de algumas mentalidades, tal como directa ou indirectamente o fazemos nas nossas casas. Basta … irem-nos ao bolso 😉
Cumprimentos,
MR
Viva Bom dia!
Viva Marco,
Muito obrigada pela partilha das normas. Tinha noção que teriam que existir sempre normas para a qualidade da água para a mistura de betão (como existe para tantos outros usos), contudo desconhecia qual seria a regulamentação. O que referi em termos de água na construção não é só para a utilização para a execução do betão em si… realmente já não estou em obras de grande dimensão à algum tempo… mas era incrível os desperdícios deste recurso e de outros, que vi! Mas considero que tem toda a razão, existem outros problemas nas obras que deviam ser analisados. E não só nas obras, na operação dos edifícios também!
Gosto de partilhar o que considero ser necessário refletir e fico ainda mais contente quando tenho desse lado alguém que também tem uma opinião, tão válida.
Tudo a correr pelo melhor, até breve,
Susana
Viva,
É sempre bom observar um tema que nos faz reflectir num assunto. A questão dos 5R’s nos dias que toca aplica-se tendencialmente a tudo, desde o nível pessoal ao nível profissional. Creio que há hoje certamente uma maior consciência da necessidade de racionalizar recursos … até porque toca-nos no bolso.
Já não me lembro como cheguei ao blog, possivelmente foi anunciado com a sua parceria e depois vim cá ver o que se passava 😉 Dada a temática adicionei ao leitor de feeds, e vou dando uma vista de olhos. Nem sou muito de comentar … mas lá calha 😉
Bom fim de semana,
Marco
Viva Marco!
Fico muito contente cada vez que recebo uma mensagem tua (espero que não leves a mal de tratar por tu, mas já como trocamos algumas ideias…).
Criei o blog numa consequência de diversas ligações que criei com outras pessoas… e me terem dito que tinha muito para transmitir… e passou a uma necessidade!
Por isso ter quem comente é ótimo, principalmente de pessoal Português!
Não sei por onde andas, mas como já fiz com outras duas pessoas que começaram a comentar (aliás os artigos de 2ª feira, a Cristina, é um exemplo), um dia destes podíamos beber um cafezinho, que dizes?
Tudo a correr pelo melhor, um fantástico fim de semana,
Susana
Olá Susana,
Eu não sou Senhor, pois o Senhor está no céu (dizem), pelo que “tu” se apropria na íntegra 😉
É absolutamente normal que gostemos que alguém leia o que vamos escrevendo, para mais quando queremos partilhar algum conhecimento ou discutir de modo saudável algumas ideias. Inicialmente adicionei o blog aos meus feeds pela curiosidade nos temas em causa, e na expectativa de como poderão vir aí mais … porque não ficar atento ? 😉
Obviamente uma interação com a parte desse lado potencia a que eu esteja mais atento. Por norma não sou de comentar muito os blogs que vou seguindo (que por norma têm mais a ver com hobbies meus), sendo que pontualmente digo o obrigado na disponibilização de conteúdos incentivando os “content creators”. Já no youtube, nunca o fiz … e mal … pois desde que sejamos correctos e respeitadores os “content creators” apreciam … que alguém aprecia o que criou. Nada mais natural, afinal gostamos que gostem do que fazemos 🙂
Relativamente a conversas in loco, sou bastante dado a isso (EPI’s para os ouvidos sff) já que gosto de interagir com outras pessoas e culturas. Pelo que restará ver disponibilidades geográficas. Supostamente e pelo que vi no post do EcoDrive … estou um pouquito mais cá mais para cima. Nada que seja impeditivo 🙂
Uma boa semana,
MR
Viva Bom dia Marco!
Mais uma vez fiquei contente com os teus comentários…Obrigada!
Em relação a estares mais acima, isso normalmente não é impeditivo, por vezes tenho que ir ao Porto ou a Guimarães… por exemplo esta semana vou a Leiria…
Já agora tens blog?
Tudo a correr pelo melhor!
Susana
Viva, Boa Tarde,
Andei um tanto ausente, daí a ausência de resposta.
Leiria é uma bela cidade, é sim senhor. A mais bela do país 😉 … tem um belo castelo e as pessoas são as mais simpáticas do país 😉 Pelo menos algumas 😀 Tudo muito boa gente nessa terra … ou não 😛
É o caso de se ver, por norma ando por aí pelas proximidades. Se estavas a fazer um estudo sobre sustentabilidade de estádios … em Leiria existe um belo exemplo de como não fazer as coisas.
Relativamente a blogs sou mais de saltitar por eles.
Um excelente fim de semana,
MR
Olá Viva Marco,
Só hoje é que vi que estavas pelos lados de Leiria… fui lá na 5ª e na 6ª feira… Ficará para a próxima, depois aviso! Em relação ao estádio de Leiria quando fiz o trabalho sobre os estádios tive contactos lá…agora nem por isso!
Um fantástico fim de semana,
Susana
Por norma estou por nestas bandas 😉
Contactos com pessoal envolvido no estadio, nao tenho. Aquilo e uma embrulhada tal … que corrupcao politica, desportiva, e lavagem de dinheiros … fazem parte de quem olha para ele e as negociatas obscuras que se fizeram e quica ainda se fazem … (em tempos idos foi pior ao que o vento conta).
Mas e com certeza um uso totalmente ineficiente do recurso … o uso dos 5 Rs impoe-se … a comecar pelo … Repensar. Ainda para mais querem fazer um pavilhao multiusos na zona quando os recursos … sao o que se ve aqui na zona …
PS: O teclado do pc, esta em UK, sem acentuacao.
I think this is among the most important info for me. And i’m glad reading your article. But want to remark on few general things, The website style is perfect, the articles is really nice : D. Good job, cheers
Hello there! Thank you very much for the kind and encouraging comment.