A Água também se Planta!

por Susana Lucas
0 comentário

Quando li o título, “A Água também se planta”, pensei logo: que conceito maravilhoso!

Eu sou fascinada pela Água. Por isso fiquei logo curiosa.

Então o conceito é de Ernst Gotsch o criador da Agricultura Sintrópica. Mais outro conceito para aprender… e lá fui pesquisar!

Então temos o estabelecimento de áreas altamente produtivas tendo em conta o que os ecossistemas podem oferecer, em especial o solo, efetuar uma regulação do microclima e favorecer o ciclo da água. Assim um local chamado “Fugidos da Terra Seca” passou a chamar-se “Fazenda Olhos d’Água”. Não é fantástico?

Estou a falar de Agrofloresta, mas não só. Existir respeito e cooperação entre as espécies, incluindo o ser humano. Assim se se plantarem uma mistura de floresta e agricultura, podemos potenciar a regeneração dos solos, tornando-os mais húmidos e promovendo a absorção de água da atmosfera.

Por isso a plantação de água, termos terrenos que permitam a sua circulação de forma natural e com elevado tempo de retenção…. Temos que repensar as nossas redes artificiais que conduzem a água para quilómetros de distância… vamos potenciar a utilização e encaminhamento local da Água.

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais