A Ciência tem um desafio de poder ser apreendida por todos

por Susana Lucas
0 comentário

Já vos tinha abordado a questão na minha perspetiva de como comunico ciência, de forma simples e com casos práticos. Contudo considero que o tema deve ter uma abordagem mais geral, ou seja, devia ser mesmo um requisito de quem está em ciência efetuar pelo menos um resumo em linguagem comum do que investigou e o seu impacto na vida das pessoas.

A Ciência é uma forma de criar conhecimento para resolver ou encontrar caminhos para questões que não sabemos como nem porquê? Por isso acredito que mesmo sendo algo que possa ser muito complexo deve poder ser explicado de forma simples e intuitiva. Eu dou um exemplo. No primeiro doutoramento efetuei a cisão da molécula de azoto em xénon supercrítico. Há partida não se percebe nada do que fiz… contudo tento explicar da seguinte forma. O azoto é uma molécula com 2 átomos que estão ligados de forma muito forte (ligação tripla). É um dos elementos base da constituição de todos os organismos vivos. Na natureza é possível efetuar essa quebra nas raízes das plantas, pois é a maneira que estas têm de ter o azoto disponível. No início do século passado houve quem tivesse ganho o prémio Nobel da Química, por ter conseguido romper esta ligação, a elevadas temperatura e pressões e durante horas. O que eu fiz foi à temperatura ambiente e em 10 minutos consegui romper a ligação.

Como é que explicavas de forma mais simples o que fizeste na tua dissertação de mestrado ou mesmo na tese de doutoramento? Achas que consegues?

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais