A Eficiência Energética passa pela eficiência hídrica

por Susana Lucas
0 comentário

Não é um assunto que abordo pela primeira vez, já o fiz na revista Anteprojetos em Setembro, contudo considerando a sua relevância volto ao mesmo (e o mais provável é também não ser a última vez…).

Entretanto até já existiram notícias que a ADENE está envolvida em diversos projetos nacionais e europeus com vista à promoção da eficiência hídrica, quer diretamente aos utilizadores quer pela capacitação de profissionais de eficiência hídrica, que bom!

Ainda bem que esta consciência da relevância da água, é fundamental, dado se poder estar a reduzir em 2 frentes, ou melhor 2 recursos: Água e Energia.

É na produção e transporte da Água que existe um consumo bastante significativo de Energia. Aliás a empresa pública produtora de Água é o maior consumidor de Energia. Assim se reduzirmos e utilizarmos eficientemente a Água estamos desde logo a diminuir o consumo de Energia (além de Água, claro!).

Por isso continuo com a opinião de utilização da Água o mais localmente possível, tanto em termos de abastecimento como na drenagem, deve ser o caminho.

Temos que ter capacidade para utilizar a Água que existe no local, a partir de uma forma mais eficiente do seu uso, em especial da utilização de Água de diferente qualidade para as diferentes necessidades.

Depois temos que efetuar um encaminhamento a destino final, preferencialmente local. Aqui será igualmente conveniente a separação de águas residuais (ou não residuais) de diferentes qualidades, para podermos verificar a solução mais vantajosa para o seu encaminhamento. As ETAR têm tido uma forte componente de águas pluviais a ir para tratamento como se fossem águas residuais…

Assim se for necessário menor investimento na Água tanto em termos de capacidade de abastecimento e transporte como de transporte e encaminhamento a destino final, estamos a contribuir para termos Eficiência Energética e Eficiência Hídrica, certo?

 

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais