A Importância dos Momentos de Avaliação no Ensino Superior e o Respeito pelo Horário

por Susana Lucas
0 comentário

No ensino superior, os momentos de avaliação representam muito mais do que uma simples verificação de conhecimentos adquiridos. São marcos essenciais no percurso académico, concebidos para estimular a consolidação do aprendizado, promover a reflexão crítica e incentivar a aplicação prática dos conteúdos lecionados. Estes momentos exigem preparação, planeamento e comprometimento de todas as partes envolvidas – alunos, docentes e instituições. Por isso, o respeito pelo horário das avaliações não é apenas uma questão de disciplina, mas também de ética e consideração pelos processos educativos.

Aconteceu numa unidade curricular que estou a lecionar, que tendo efetuado uma preparação para o teste com os alunos, no dia do teste, que era de 30 minutos, os alunos foram chegando até chegar um aluno 30 minutos depois do início do teste, ou melhor no final… Fiquei zangada, talvez mesmo frustrada com a falta de respeito, sei que já fui aluna há bastante tempo, mas nunca me passou pela cabeça esta falta de compromisso em momentos de avaliação que parece que é recorrente atualmente. E não me digam que trabalham e por isso se atrasaram, que apenas na véspera viram o horário no teste… eu também já fui aluna trabalhadora-estudante e nunca tive “a lata” de o fazer, nem de arranjar desculpas para uma falha deste tipo e mesmo desrespeito pelos restantes colegas.

Respeitar o horário das avaliações garante que todos os alunos sejam avaliados em condições justas e uniformes. Um atraso ou uma alteração de última hora pode prejudicar uns em benefício de outros, comprometendo a integridade do processo avaliativo.

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais