A METODOLOGIA CIENTÍFICA-TECNOLÓGICA DE UM PROJETO DE I&D

por SEIbySus
0 comentário

Para a fundamentação da qualidade de um projeto de Investigação & Desenvolvimento (I&D), um dos aspetos a considerar é o da consistência da metodologia científica-tecnológica apresentada [1].

Esta metodologia deverá ser exposta de forma a que seja identificado o problema a resolver e a que fique claro que prosseguimento da mesma permitirá o atingimento dos resultados do projeto.

Essa metodologia deverá consistir numa:

  • DESCRIÇÃO CLARA E DETALHADA dos resultados do projeto, bem como da forma de os atingir;
  • IDENTIFICAÇÃO DAS ABORDAGENS E DOS PASSOS para o atingimento desses resultados;
  • DEMONSTRAÇÃO DO CONHECIMENTO DA EQUIPA DE PROJETO nas diferentes áreas do projeto.

Os riscos associados à obtenção dos resultados do projeto deverão estar claramente identificados e deverá existir um plano para mitigação dos mesmos.

Deve ser dado particular relevo ao cumprimento de normas/standards, caso existam, e de garantia da interoperabilidade do sistema através das mesmas.

 

A título de exemplo, avaliam-se dois projetos da área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e outros dois das áreas da engenharia química/civil para se concluir sobre se apresentam ou não uma metodologia científica-tecnológica consistente.

 

Projeto com uma boa metodologia científica-tecnológica – Projeto S1

O projeto S1 tem como objetivo desenvolver uma solução de interligação a operadores de telecomunicações de centros de contacto baseados na “cloud”.

O projeto apresenta uma metodologia científica-tecnológica a aplicar no desenvolvimento das atividades técnicas e na gestão do projeto que segue as boas práticas e demonstra orientação para os resultados.

 

Projeto com insuficiente metodologia científica-tecnológica – Projeto N1

O projeto N1 tem como objetivo desenvolver módulos de emissão-receção optoeletrónicos baseados em Circuitos Integrados Fotónicos para redes de telecomunicações de acesso em fibra ótica para ligação de clientes.

O projeto apresenta uma metodologia científica-tecnológica que não identifica com suficiente detalhe os passos para o atingimento dos resultados desejados.

 

Projeto com uma boa metodologia científica-tecnológica – Projeto S2

O projeto S2 pretende o desenvolvimento de novos produtos para corrigir patologias em sistemas de isolamento térmico pelo exterior, através de um revestimento de pequena espessura.

O plano de trabalho apresenta uma boa descrição, com definição por atividades e tarefas, dos intervenientes e coordenador, bem como duração. A metodologia apresenta uma descrição excelente que torna possível uma melhor visualização das atividades e metodologias desenvolvidas.

 

Projeto com insuficiente metodologia científica-tecnológica – Projeto N2

O projeto N2 tem como objetivo a conceção, desenvolvimento e validação de sistemas para controlo de contaminantes num dado elemento.

O plano de trabalhos é coerente em termos das atividades propostas. Contudo, a sua é descrição é muito limitada. Sendo difícil de avaliar a sua adequabilidade e carácter inovador da solução proposta. Ou seja, apenas foram referidos os objetivos gerais de cada atividade, sem nenhum detalhe, por exemplo sobre o tipo de matérias-primas a selecionar para a sua posterior preparação, em que forma serão apresentados, quais as metodologias de caracterização. O plano de trabalho foi descrito de uma forma muito vaga, não sendo possível daí retirar elações sobre a novidade e adequabilidade das metodologias e do produto. O Diagrama de Gantt não define os recursos afetos, nem responsabilidades.

[1] Referencial de Mérito do Projeto, Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT), Portugal 2020

João & Susana

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais