Vi um artigo muito interessante na Deco Pro Teste e decidi partilhar algumas das conclusões. Fala sobre o desporto e do impacto que nem nos apercebemos que tem no meio ambiente.
Todos sabemos que o desporto faz bem à saúde física e mental, por isso este artigo não é de forma nenhuma para pensar no ambiente e descurarmos a nossa saúde. É antes para, enquanto trabalhamos a nossa saúde, pensar nos pequenos gestos que também beneficiam o meio ambiente.
Já pensaram na roupa de desporto que utilizam e que passando alguns meses é descartada? Qual a sua origem e para onde vai no fim da sua vida útil? E os materiais como as bolas, raquetes, “wearables”, pneus de bicicleta, ligas, luvas de combate, etc.?
O desafio é pensar com que materiais são feitos estes acessórios e optar, sempre que possível, por aqueles que utilizam materiais reciclados e com baixa pegada de CO2. Quando já não servem o seu propósito devemos reutilizar para outras atividades, doar ou colocar em pontos de recolha para reciclagem.
O artigo fala também nos eventos desportivos que mobilizam massas e são praticados a nível profissional. Aqui a pegada ecológica é enorme! Vai desde os equipamentos que são utilizados uma única vez, ao transporte de atletas, adeptos e staff, ao consumo energético e de água do evento em si, etc.
Para os mais curiosos, aconselho uma pesquisa na internet e vão reparar nos números envolvidos neste tipo de eventos.
Fica a reflexão.