Água, estamos em seca ou não?

por Susana Lucas
0 comentário

Estando eu de férias tenho a possibilidade de dar umas voltas pelas manhã de bicicleta, que tanto gosto. Assim no passado domingo pelas 7h30min passei na zona da rotunda de entrada de Peniche e verifiquei que o relvado estava a ser regado, tendo já muita água no passeio como na estrada e alguns dos expressores a não funcionarem ou mesmo retirados…

Quando voltei do Baleal pelas 8h00 ainda continuava a rega, já tinha muito mais extensão de água no passeio e na estrada, fiquei mesmo triste. Mas ainda mais fiquei, quando por volta das 10h00, quando fui às Caldas, ainda continuava em funcionamento.

Assim de forma a ajudar o município a resolver a situação, deixo aqui alguns pontos:

– porquê relvado de uma extensão talvez próxima dos 1000m2, que junto a uma rotunda não pode ser utilizado para uso em família ou mesmo algum desporto?

– talvez seja para quando existe pessoas junto à estátua da protectora dos pescadores estarem, contudo parece que não seja a melhor opção… só se deve conseguir estar em pé, dado a rega…

– porque não equacionar ou um lago se pretender apenas contribuir para o consumo de água e assim pelo menos teria logo ali um reserva, ou então um auditório – ao ar livre – de forma às pessoas poderem estar junto à estátua ou mesmo descansarem nas suas caminhadas entre Peniche e o Baleal.

Com toda a certeza podem estas não ser as melhores soluções, mas acredito que podia ajudar. Já agora sugiro que exista mesmo no Plano Diretor Municipal ou em outro documento de gestão territorial um Plano de uso sustentável da água, bem como exista por parte da APA a fiscalização da sua correta implementação, ou mesmo exista forma de um comum cidadão possa contribuir. Não podemos é ficar a ver situações destas acontecerem sem fazer nada.

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais