Bairro com energia quase zero em Espanha dinamizado por reformada

por Susana Lucas
0 comentário

Mais outro exemplo vindo dos alunos de mestrado. Neste caso um bairro dos anos 80, de edifícios sociais ou custos controlados, onde uma habitante reformada do bairro dinamizou a mudança. Parece que em termos de conforto não era satisfatório, existindo igualmente problemas de infiltrações de água.

Assim juntaram-se os moradores do bairro com vista a verificarem o que podia fazer para melhorar as condições de habitabilidade do bairro. Claro que a condicionante financeira foi desde logo um desafio, que foi possível ultrapassar por 70% do investimento ser do município e o restante por entidades privadas.

Manuela Navarro impulsionou assim uma mudança neste bairro para quase zero de energia, estando atualmente 90 blocos de apartamentos renovados dos 107 existentes, para os 23.000 habitantes.

Existe aqui uma realidade que não acontece só em Espanha, ou parque edificado de muitas cidades, também em Portugal, têm mais de 20 anos, e as condições de conforto não são de todo satisfatórias para a saúde e bem-estar dos seus ocupantes.

Outra questão que me faz sempre refletir, foi uma reformada, que nem da área da construção era, que impulsionou a mudança. Acredito que cada vez mais temos por aí séniores que podem fazer a diferença e serem o motor da mudança. Eu com toda a certeza quando chegar a esta fase da vida – reforma – vou estar ai para ajudar em causas! E tu?

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais