O BIM (Building Information Modeling) e o Digital Twin (Gémeo Digital) são duas tecnologias transformadoras na indústria da construção. Ambos oferecem vantagens significativas em termos de eficiência, sustentabilidade e gestão de recursos.
O BIM já é amplamente utilizado para criar modelos 3D digitais de edifícios, enquanto o Digital Twin vai além, oferecendo uma réplica digital em tempo real de um edifício ou infraestrutura que integra dados ao longo do ciclo de vida. A tendência é que ambas as tecnologias se complementem cada vez mais, permitindo a visualização, monitorização e simulação de edifícios em tempo real, mesmo após a conclusão da construção. Essa integração ajuda na manutenção preditiva, identificação de falhas e otimização de desempenho.
Julgo que temos também o desafio de integrar IA e Machine Learning, de forma a ser possível analisar grandes quantidades de dados, como a IoT para termos sensores ficos a enviar informação diretamente a modelos digitais.
Podemos ainda estar a ponderar BIM 5D ou 6D ou mais onde podemos integrar sustentabilidade, gestão do ciclo de vida ou mesmo gestão humanizada dos edifícios.
Estamos numa era muito interessante em que a informação criada pode permitir tomar as decisões como base na análise e mesmo personalizar o que cada utilizador quer do edifício.
Na minha perspetiva tudo isto tem que ser integrado em formação de forma aos profissionais serem mais globais em termos de conhecimento e para melhor gerirem os edifícios.