Candidaturas no âmbito de I&D e Inovação – Alguns aspetos a melhorar

por Susana Lucas
0 comentário

Tendo já efetuado a avaliação de algumas candidaturas ao Portugal 2020, nos últimos anos, tanto em I&D como Inovação, nas modalidades de financiamento como de incentivos, gostava de realçar alguns aspetos das candidaturas que são recorrentes e por vezes menos positivos.

No decorrer das análises das candidaturas, tanto a financiamento como a incentivos, verificaram dois tipos de abordagens na respetiva apresentação:

  • O(s) beneficiário(s) individualmente (empresas e entidades não empresariais) apresentam eles próprios as diversas peças da candidatura ou
  • O(s) beneficiário(s) com o apoio de consultores externos (no limite só com intervenção destes consultores) realizam as diversas peças com a informação necessária.

Embora podendo ser questionáveis outras intervenções, além dos beneficiário(s), no decorrer dos processos de análise, audiência prévia e reclamação (para cobrir todas as eventuais fases de apreciação), verificam-se diversas incorreções técnicas que são recorrentes e que, normalmente, influenciam o processo.

Ao(s) beneficiário(s) individualmente poderá estar associada uma, eventual, menor experiência na fundamentação da relevância de projetos, descrição das diferentes atividades e justificação dos meios afetos, bem como a explicitação, por comparação, do avanço relativo ao estado da arte, etc. Existe igualmente por vezes uma sistematização tão elevada das descrição do projeto que dificulta a verifica-se da sua Elegibilidade.

Na intervenção de consultores verifica-se uma tendência para a uniformização dos conteúdos das diferentes partes, sem falar de empresas candidatas com conteúdos enquadradores e justificativos muito semelhantes.

Estes são uns dos aspetos que torna, assim, difícil a identificação das características específicas de I&D industrial e/ou Inovação que justificam o pedido de financiamento ou da atribuição do incentivo.

Por isso este alerta sobre a necessidade de ter uma maior preocupação na apresentação das candidaturas de forma a ser explícito o trabalho desenvolvido. Fica o desafio!

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais