A casa de banho é um dos locais em casa que é, potencialmente, menos amigo do ambiente. Começando pelas loiças utilizadas, passando pelo consumo excessivo de água até ao lixo que muitos ainda atiram para a sanita (cotonetes, discos de limpeza facial, etc.).
Já falamos sobre alguns destes inimigos ambientais, hoje falamos sobre as loiças utilizadas. É verdade que, numa grande maioria dos casos, uma sanita e um lavatório dura muitos anos, por isso o impacto ambiental é minimizado, mas não desprezável. As loiças de cerâmica consomem muita energia na sua produção, uma grande parte no processo de cozedura que atinge temperaturas muito altas.
A boa notícia é que há alternativas mais sustentáveis. A empresa finlandesa Woodio criou um material feito à base de madeira e resinas (não é cozido e por isso gasta muito menos energia no processo produtivo) que é resistente e impermeável à água. Deste material já surgiram diversos lavatórios, banheiras e até sanitas. Como é mais leve, as emissões no seu transporte também serão inferiores.
Naturalmente não devem ir agora trocar a loiça da casa de banho, mas se estiverem a construir uma nova casa ou a tratar de um processo de remodelação, esta pode ser uma opção a considerar.