Casas na Ilha da Culatra – Posse Administrativa

por Susana Lucas
0 comentário

Hoje temos mais notícias sobre a posse administrativa de casas na ilha de Culatra. Pelo que ouvi existem casas construídas há mais de 100 anos.

Tecnicamente parece que a decisão foi tomada tendo como base uma faixa de 40 metros da linha de água, o que me parece razoável.

Contudo o processo em si é que não me parece razoável. Tem demorado tanto tempo e não foi conseguido um entendimento com as partes interessadas, que pena… e agora parece que não é possível razoabilidade, ainda mais pena.

Eu recordo-me de quando foi o caso de transferir de lugar toda a aldeia da Luz, se conseguiu chegar a um consenso com todas as partes interessadas… e aqui, parece que existe vários interesses, mas não é sobre isso que gostava de falar…

Como Engenheira considero que devemos chegar sempre a situações de compromisso, nunca ninguém consegue todo o que gostaria, mas em primeiro lugar garantir a segurança das pessoas e a proteção ambiental. Fiquei surpresa por existirem casas que estão nesta ilha sem água e esgoto… como será?

Não seria necessário garantir condições de salubridade para os moradores? Não existindo esgotos para onde vão os dejetos? Não me parece que façam como vi na India discos para secar ao Sol e utilizar como combustível.

A questão da faixa costeira de segurança claro que tem que ser garantida, mas deve ser aplicada caso a caso, ou seja, verificar que para o caso de uma ilha não se definida como fosse outra linha costeira de continente. Podem e devem ser efetuados estudos (até podem já ter sido feitos e eu desconheço claro!) para verificar o que deve ser implementado a cada caso em particular e explicado, explicado e explicado a todos os intervenientes e interessados. Fica o desafio!!!!

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais