Castelos e Água

por Susana Lucas
0 comentário

No mês passado tivemos uns dias pelo Algarve interior e passamos pelo Castelo de Silves que ainda não conhecia. Sempre gostei de visitar estes locais e pensar no que se passou por lá bem como foi construído e projetado…

É fantástico ver que os castelos e/ou fortes tinham uma base funcional muito importante relacionada com a Água. E o seu armazenamento. Talvez mesmo fosse a base do desenho de todo o funcionamento do aglomerado de habitações do seu interior.

Verificar que se pensava no armazenamento de Água como principio para tudo. Claro principalmente para quando existiam cercos. Por isso era efetuados grandes reservatórios. Por exemplo o Aljibe do Castelo de Silves tinha uma capacidade estimada de 1.300.000 litros, o que permitia abastecer aproximadamente 1200 pessoas durante cerca de 1 ano. Claro que este valor equivale a cerca de 3 litros/habitante/dia, que com toda a certeza hoje em dia não era possível considerar… ou seria?

O que gostava de destacar é este pensar em armazenar água, da chuva ou de outra fonte, mas armazenar. Será que não temos que voltar a pensar nisso?

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais