Ciclos de Renovação Natural

por Cristina
0 comentário

Normalmente os edifícios sofrem uma grande intervenção/remodelação a cada 30 ou 50 anos. Se for possível alterar estes ciclos de renovação natural estaremos a contribuir para a aceleração da aplicação de medidas de eficiência energética.

Com a rápida evolução que se tem verificado nos últimos anos na engenharia de materiais e novas tecnologias para aplicação dos materiais já conhecidos, esta janela temporal torna-se ineficiente (mesmo a nível económico) e uma barreira para uma cidade mais sustentável.

Cientes disso, algumas cidades começaram a implementar medidas para contrariar este ciclo de renovação natural, por exemplo com obrigações sempre que muda o proprietário. Casos bem-sucedidos são já notícia um pouco por todo o planeta. Destaco a obrigatoriedade de auditorias energéticas com aplicação dos respetivos resultados através de co-financiamento de sistemas AVAC com melhores rendimentos e a comercialização de emissões de CO2 a nível local.

As cidades pioneiras são Nova Iorque, Tóquio e Shenzhen na China.

Para combater o incómodo dos largos meses de obras que por vezes são necessários para uma remodelação, durante os quais os ocupantes são relocalizados ou cuja atividade fica suspensa, surgiu uma tecnologia holandesa Energiesprong que pré-fabrica os exteriores para os edifícios, permitindo desta forma reduzir para semanas o tempo de intervenção. Esta redução de tempo traduz-se em redução dos custos transformando-se numa alavanca para o proprietário do imóvel.

Que exemplos conhecem que podem contribuir para a alteração do ciclo de renovação natural?

——————————————————————/———————————————————————

Mais um exemplo fantástico que a Cristina apresenta! Da minha parte hoje na Engenharia e Construção abordo o tema do HBIM (Heritage Building Information Modelling).

Opinem!!!

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais