Cidades a hidrogénio

by Cristina
1,5K visualizações
A+A-
Reset

A Coreia do Sul pretende ter 3 cidades a hidrogénio até 2022, alcançando desta forma a liderança em tecnologias amigas do ambiente.

O plano prevê que estas cidades utilizem o hidrogénio enquanto combustível para arrefecer, aquecer, produzir eletricidade e no sistema de transportes.

Este plano é apenas uma parte do pretendido, onde o objetivo é ter 10% de todas as cidades da Coreia do Sul a hidrogénio até 2030 e atingir os 30% em 2040.

Para o alcançar vão ser necessárias mudanças muito grandes em todo o país. O governo já criou um fundo que pretende subsidiar a compra de veículos a hidrogénio e a construção da infraestrutura para o seu abastecimento.

 

Mas se é claro que um veículo a hidrogénio é muito mais amigo do ambiente, não é assim tão claro que a produção do hidrogénio seja melhor para o ambiente do que as alternativas que hoje existem. A produção de hidrogénio consome muita energia e nem sempre essa energia provem de fontes renováveis.

Outro constrangimento é a natureza explosiva do hidrogénio que levanta preocupações ao nível da segurança. Infelizmente, ouvem-se relatos de explosões de tanques de armazenamento de hidrogénio com alguma frequência.

 

Será o hidrogénio uma boa alternativa?

O que achas disto?

Partilha a tua reação ou deixa um comentário!