Ciência 2017 – Cidades Sustentáveis

por Susana Lucas
0 comentário

E ontem lá fui eu, muito de passagem, ao fórum de ciência 2017. Como tinha referido só tinha disponibilidade para ir ao painel de cidades sustentável e fui.

O que considerei mais interessante e gostava de destacar é que grande parte dos oradores não eram da construção ou engenharia mas sim de ciências sociais. À partida podia se considerar que não teria lógica mas teve toda a lógica!

Para quem trabalha na área da Sustentabilidade, mas na vertente da construção e engenharia, foi muito interessante as abordagens efetuadas. Aliás se a Sustentabilidade tem nos seus 3 pilares a componente social, analisar o comportamento das pessoas, perspetivar o seu comportamento ou definir soluções com base na satisfação das pessoas, faz todo o sentido.

Aleatoriamente gostava de destacar algumas das referencias com que fiquei no geral das apresentações dos oradores:

– Ter atenção que as Smart Cities não sejam desumanizadas;

– O desenvolvimento das cidades pode quase ser considerado um processo biológico, que os centros deixam de ser centos e as periferias mobilizam novas centralidades;

– Necessidade de verificar a satisfação dos utilizadores quando são implementadas determinadas tecnologias nos aglomerados urbanos;

– A inovação e empreendedorismo social podem ser componentes relevantes a dinamizar nas cidades de forma a criar tanto redes de conhecimento e partilha como destinos profissionais.

Como não tive tempo de ficar até ao fim, não sei como correu o debate, como estava muita gente, julgo que deve ter ficado muitos assuntos para discutir… Mas a presença já foi uma mais-valia para mim! Muito Obrigada aos oradores pela partilha de conhecimento.

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais