Ciência da Sociedade

por Susana Lucas
0 comentário

É uma área que cada vez mais me fascina: o conhecimento do senso comum. Como podemos lhe chamar tecnicamente? Ciência do conhecimento? É possível.

 

É conhecimento, ciência que a sociedade passa de geração em geração, ou pelo menos passava… parece que agora cada vez menos – pelo menos no ocidente – existe esta passagem que é tão importante e estruturante como sociedade.

 

Existe muitas vezes conhecimento que as pessoas podem não saber o porquê, justificar porquê que é assim, pelo menos de uma forma técnica, mas que o tê lá isso têm!

 

Pode parecer algo estranho, para alguns, mas considero que faz parte da nossa cultura, da nossa forma de estarmos, por exemplo com a natureza. Sempre existiram coisas que todos sabiam e que agora nós estamos a perder…

 

Posso vos dar um exemplo. No fim-de-semana passado estivemos a cortar alguns arbustos do jardim. Quando olhei com olhos de ver para a amendoeira que tenho no jardim. A primeira coisa que reparei é que tinha imensas amêndoas verdes que eu ainda nem tinha reparado. Outra questão foi que nos ramos muito, mesmo muito altos, não existiam amêndoas… será por isso que se podem as amendoeiras de forma redonda e baixa?

 

Eu pelo menos não tive esta passagem de conhecimento…

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais