Cimeira Portugal – Espanha, promoção da Energia, Infraestruturas, Ambiente

por Susana Lucas
0 comentário

Mesmo já tendo sido mais no início da semana, hoje gostava de efetuar um reflexão ou uma sugestão na sequência da Cimeira Portugal – Espanha, que decorreu no dia 30 de Maio em Vila Real.

Dos temas referidos para a cooperação os que para mim se destacaram são a Energia, Infraestruturas e Ambiente. E dado que considero que todos devemos contribuir, pela positiva, aqui fica a minha sugestão para a nossa Ibéria.

Sendo temas de preocupação Europeia, considero que podíamos estar um passo à frente. Somos 2 países que sempre conseguiram ultrapassar dificuldades e arriscar por mares que os outros não arriscavam.

Por isso desafio os nossos governos a não esperarem pela Europa, e/ou os seus fundos, e começarem a dinamizar estas áreas. Como? Que dizem de ser criado um fundo Ibérico para a investigação e desenvolvimento conjunto nestas áreas. Vamos criar laços de conhecimento Ibérico. Estando próximos e sendo a soma mais do que os dois em separado, podemos fazer melhor juntos.

Os países do sul da Europa em especial os “da ponta” atlântica, são os mais predispostos para arriscar, ser audazes e inovarmos.

Tanto na Energia, nas infraestruturas como no Ambiente temos características muito próprias e com um grande potencial. Quais os países da Europa que tem o nosso Sol, o nosso Mar, de forma geral as nossas condições climatéricas e localização estratégica?

Vamos arriscar e efetuarmos juntos os novos descobrimentos científicos. Que dizem? Arriscam?

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais