Como começar uma dissertação de Mestrado e não só…

por Susana Lucas
0 comentário

Quando se chega à dissertação de mestrado deve passar pela cabeça de muito boa gente um, e agora?

Vai depender do orientador, mas por vezes são mesmo deixados sozinhos a desenvolver o trabalho… os orientadores querem apenas rever o trabalho escrito. Contra mim também falo!

Por isso gostava de deixar aqui alguma dicas para como começar uma pesquisa bibliográfica. Claro que pode ser desde logo pelo googlo ou o google académico, não tem mal nenhum, muito pelo contrário, mas sugiro o seguinte:

– Façam uma tabela onde coloquei as palavras chave que vão pesquisando ou as palavras chave que vão encontrando sobre o tema geral, para por baixo colocarem a lista de referências, com autor e data. Quando estiverem a escreve vai com certeza dar muito jeito para irem referenciando os autores.

– A seleção das palavras chave pode ser mesmo evolutiva, como referi anteriormente, uma vez que podem chegar à conclusão que sobre o tema existe uma tendência de artigos (sim na publicação científica também existem modas).

– Para efetuar uma pesquisa como aluno, se tiverem em casa será sempre importante estar ligados à VPN da vossa instituição, porque podem ter outros privilégios, como aceder aos artigos, que não conseguem sem ser referenciados a uma instituição.

– Deixo então algumas dicas de sites de pesquisa: www.sopus.com, www.sciencedirect.com, //onlinelibrary.wiley.com, //link.springer.com e www.tandfonline.com.

– A possibilidade de ter um espaço onde se pode efetuar uma pesquisa, bem como gravar a nossa preferência de temas e efetuar a bibliografia automaticamente, bem como atualizar, tem que passar pelo Mendeley.

– Além das palavras chave especificas para o tema em questão podem sempre adicionar as seguintes palavras: PhD thesis e state-of-art ou state-of-art review.

Espero que ajude e não se esqueçam que a dissertação de mestrado é um trabalho que podem apresentar aquando da procura de emprego. E já agora escolham um tema que vos interesse, não um tema que o orientador quer!

 

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais