A semana passada tive a satisfação de conhecer pessoalmente a empresa Cânhamor, que produz bloco em base em aparas de cânhamo.
Realmente em termos de material tem características interessantes, nomeadamente ser 100% natural, carbono negativo, poupar energia, resistente ao fogo, absorve o som, permeável ao vapor (respirável), regulação térmica, rápido e fácil de aplicar, repele pragas e fungos, durável e resistente, sendo assim uma boa opção para substituir as paredes duplas tradicionais.
O modelo de negócio da empresa também nos pode orgulhar, além de ser nacional, quer promover que toda a cadeia de valor seja em parceria, em vez de controlarem todo o processo. Por exemplo, estão a efetuar acordos com agricultores para cultivarem o cânhamo, garantindo que ficam com tudo exceto a semente, os agricultores podem comercializar diretamente como alimento.
A sustentabilidade passa também por existir negócio que se instalam de forma a garantir que todos ganham e que se está a criar conhecimento e valor.
Com toda a certeza uma empresa a seguir.