Construção Saudável – Sala de Estar

por Susana Lucas
0 comentário

Continuando a apresentar um pouco da construção saudável, hoje passamos pela sala. Existem 3 aspetos chave para ser saudável: ter circulação, ter iluminação natural e ter ventilação.

Em termos de circulação é realmente um espaço por excelência de circulação, convívio e ligação, por isso é tão importante ter espaços/locais para estar como zonas de circulação. O ideal é ter o suficiente para ser acolhedor sem estar completamente cheia de coisas, sem possibilidades das pessoas circularem à vontade.

O outro aspetos é a iluminação natural, dado ser um espaço com alguma diversidade de utilização e tempo, é fundamental ter iluminação natural, se possível mais ao final da tarde, quando se utiliza este espaço.

É igualmente – sempre – importante a ventilação, preferencialmente natural e cruzada, conseguir sentir “varrer” o espaço com o vento em toda a sua área. Este é um aspeto muito importante em toda a habitação, contudo na sala de estar sendo um espaço de permanência e ocupação conjunta ainda mais se necessita de ventilação.

Claro que não nos podemos nunca esquecer dos materiais, desde as tintas serem o mais naturais possíveis, como o pavimento, os móveis e todos os acessórios que se possam incluir na sala de estar, tudo natural, evitar plásticos e sintéticos.

Não nos podemos esquecer que a sala de estar tem sempre uma forte componente de campos eletromagnéticos, televisão, WiFi, sistema de som, por isso podem sempre se implementar soluções de minimizar o seu impacto direto nos habitantes.

E uma das soluções para termos melhorias significativas na sala de estar – e em qualquer compartimento – é termos plantas, se possível sempre adaptadas à luz, temperatura e humidade do local, não tóxicas e quem sabe mesmo comestíveis!

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais