• SOBRE MIM
  • SUSTENTABILIDADE
    • Instalações Desportivas
    • Territórios e Comunidades
    • Serviços
  • ENGENHARIA
  • INOVAÇÃO
    • Projetos e ideias
    • Parcerias
    • Serviços
  • PRESS
  • BLOG
  • CONTACTOS

Costa Rica e as alterações climáticas

4 Março, 2019SustentabilidadeSusana

A Costa Rica anunciou o seu plano para combater as alterações climáticas e é um dos mais ambiciosos assumidos até agora.
Cortar nas emissões de carbono, por forma a que sejam nulas em 2050, irá provocar alterações significativas na sua economia.

Deixo-vos as principais ações previstas pela Costa Rica para a luta contra as alterações climáticas:
• Em 2050 todos os transportes públicos, incluindo táxis, serão elétricos;
• Serão dados incentivos para que a empresa pública de distribuição de produtos petrolíferos pesquise formas alternativas de combustível, apostando, por exemplo, no hidrogénio e biocombustível. Pretendem que, desta forma, os postos de trabalho baseados em combustíveis fosseis sejam alterados para fontes energéticas mais limpas;
• 98% da energia elétrica produzida pela Costa Rica já provém de fontes renováveis. Pretendem atingir os 100%;
• Está também em curso um plano de expansão da sua área florestal que hoje já ocupa mais de metade do país;

Se tudo ocorrer como previsto, a pegada carbónica da Costa Rica em 2035 será a mesma que tinham em 1940. Em 2050 será nula.
Atingir estas metas será difícil e será bastante dispendioso uma vez que a utilização intensiva dos automóveis é hoje um dos grandes problemas do país.
Tudo isto, enquanto a maioria dos países tenta conter o aquecimento global abaixo dos 2ºC… Já pensaram?

: Alterações Climáticas, Aquecimento Global, Costa Rica, Pegada Carbónica, Sustentabilidade
Artigo anterior E o fim de vida dos carros Eléctricos? Artigo seguinte EEAGrants – Matchaking event on the apllication of Circular Economy Principles

Artigos Relacionados

Índice de Felicidade versus Índice de Sustentabilidade dos Territórios e Cidades

8 Agosto, 2017Susana

Participar em Eventos da Comunidade

31 Maio, 2018Susana

Novas formas de mobilidade ou Remobilidade?

1 Novembro, 2018Susana

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

© 2019 SEI by Susana Lucas

Avaliação da Sustentabilidade do Estádio

 

Basta ser enviado o inquérito preenchido e num prazo máximo de 15 dias, será enviado o Relatório de Avaliação da Sustentabilidade do Estádio para o email que for indicado abaixo. Fico entretanto ao dispor para esclarecer qualquer dúvida em stadium@seibysusana.com.

Revisão de projeto e processo de concurso para a substituição das prumadas de abastecimento de água fria e água quente do Hotel Alif – Campo Grande (2016)

Foi efetuado o seguinte trabalho:

  1. Revisão do Projeto Existente com verificação da funcionalidade do sistema para as atuais condições funcionais, incluindo relatório da revisão de projeto
  2. Cálculo Hidráulico das novas prumadas, tendo como base a eficiência funcional das mesmas
  3. Esquema de Princípio de funcionamento das novas prumadas
  4. Medição de quantidades de materiais, acessórios, sistemas de fixação e mão-de-obra para os trabalhos necessários para a execução das novas prumadas
  5. Caderno de Encargos, com definição de pressupostos de planeamento de obra, especificações de materiais e todos os requisitos a terem em conta na obra, comissionamento, ensaios de pré-arranque e início de funcionamento da instalação

– Acompanhamento / Fiscalização de Obras com drone, em locais de difícil acesso, em especial em altura, ou extensão.

– Inspeção de Anomalias a edifícios e instalações, na sua grande maioria são nas coberturas ou locais de difícil acesso direto.

– Inspeção e Diagnóstico a edifícios e instalações, verificar como estão os edifícios, o seu comportamento estrutural – e não só – de forma a verificar a evolução.

– Gestão de património, são edifícios os estruturas usualmente com uma complexidade elevada, sendo necessário um diagnóstico, monitorização e intervenção com certeza e com base em dados rigorosos.

– Levantamento 3D de edifícios ou terrenos para construção, de forma a ser possível efetuar uma implantação do pretendido em 3D, ou existir maior realismo dos dados pretendidos, podendo mesmo ser utilizado o BIM.

Apoio técnico na elaboração das candidaturas em áreas desde a Engenharia Civil à Engenharia Química, passando pelo Ambiente, tanto no estado da arte, planeamento de atividades e justificativo técnico e científico.

Projeto de Execução para Requalificação do antigo edifício da GNR – Centro de Investigação de Património Cultural de Palmela

No programa preliminar encontrava-se definido que o Município de Palmela pretende, no âmbito do Plano de Ação de Regeneração Urbana – PARU, reabilitar o edifício onde funcionou o quartel da GNR, tendo como objetivo a criação de um novo espaço para instalação do Centro de Investigação de Património Cultural de Palmela, com valências que permitam a análise, estudo e investigação sobre Património Arqueológico e a incorporação, salvaguarda e preservação em reserva da coleção arqueológica do Museu Municipal e respetiva área de laboratório. A proposta de intervenção passa assim por manter a volumetria e identidade do edifício principal, a abertura dos vãos nas fachadas (à exceção da entrada tardoz) e os acabamentos exteriores. A principal alteração a nível do exterior ocorre no novo volume à direita, que será implantado continuamente ao edifício principal e que será revestido a chapas perfuradas para assumir a nova construção de uma arquitetura mais contemporânea, promovendo a distinção deste corpo novo a construir, permitindo que este seja um elemento de destaque, publicidade e valorização no âmbito do uso previsto.

Está agora a decorrer a fase de projeto de execução.

Sustainability Assessment of Stadiums

 

Just fill out the completed survey and within a period of 15 days maximum, the Report of Sustainability Assessment Stadium will be sent to the email that is indicated below. We remain available to clarify any doubts in stadium@seibysusana.com

Avaliação de Sustentabilidade

 

Basta ser enviado o inquérito preenchido e num prazo máximo de 15 dias, será enviado o Relatório de Avaliação da Sustentabilidade do Território e Comunidade para o email que for indicado abaixo. Fico entretanto ao dispor para esclarecer qualquer dúvida em territorios@seibysusana.com.


No presente trabalho descreve se o estudo efetuado para a infraestrutura desportiva de grande dimensão, o Estádio da Luz – Estádio do Sport Lisboa e Benfica, no que diz respeito à importância de estudar o sistema de aproveitamento de águas pluviais, uma vez que o investimento inicial estava praticamente concluído. Foi proposto pelo próprio Estádio para que fosse efetuada uma analise apenas técnica, referindo a análise dos procedimentos adotados no seu dimensionamento, tendo em conta a sazonalidade da precipitação e as necessidades de consumo, exclusivamente para a lavagem das bancadas.

Este trabalho foi realizado no âmbito do conceito de aproveitamento de água pluvial para rega em estruturas desportivas, tendo como caso de estudo o Estádio da Luz – Sport Lisboa e Benfica. Consiste, na avaliação da possibilidade de utilização/benefício associado à utilização da água pluvial para a rega do relvado do caso de estudo, em função das características da estrutura, dos registos pluviométricos e da qualidade da água pluvial. Com a implementação do sistema de aproveitamento de água pluvial no estádio, o consumo de água potável é reduzido em 63%.

O objetivo desta dissertação foi estudar a possibilidade de aplicar soluções que procurem a sustentabilidade, reduzindo os consumos e o impacte que os edifícios desportivos têm no ambiente. O caso de estudo é a Piscina Municipal de Corroios, situada no concelho do Seixal. Durante este trabalho foram estudadas um total de 8 soluções, que nas suas diversas vertentes, aumentariam a sustentabilidade segundo o sistema LiderA (Sistema nacional de certificação da sustentabilidade). Além do estudo de soluções, foi elaborado para cada solução, sempre que se justificasse, uma análise da viabilidade económica.

A Sustentabilidade na Gestão de Infraestruturas Desportivas é possível em qualquer fase do seu ciclo de vida, podendo ser desde uma pequena mudança até à aplicação de um Sistema de Gestão para o efeito. As cidades devem potenciar mecanismos para a promoção da Sustentabilidade no seu território, em especial nas grandes instalações, para o impacte na redução de emissões de CO2 ser significativo.

No âmbito do trabalho de doutoramento desenvolveu-se um Sistema de Gestão Dinâmico para a Sustentabilidade dos Estádios. Este Sistema apresenta diversos mecanismos que devem ser utilizados para a promoção da Sustentabilidade na Gestão dos Estádios, sendo iniciado através de uma Avaliação do Desempenho Inicial da Sustentabilidade.

Realizei a primeira formação de formadores de SouthZEB em Portugal (2015), tendo obtido aprovação nos 10 módulos e lecionei formação em 2 módulos na formação já realizada (2016).

No próximo dia 28 de Abril (2017) irei lecionar o módulo de Sustentabilidade e Eficiência Energética em Piscinas, cujos conteúdos programáticos são:

  1. Conceitos Fundamentais
  2. Enquadramento Nacional
  3. Sustentabilidade na Construção
  4. Sustentabilidade no Desporto
  5. Sustentabilidade em Piscinas
  6. Gestão da Sustentabilidade em Piscinas

LiderA – Assessoria Técnica na Avaliação do Edifício do CPS

Acompanhamento como assessora do Sistema de Avaliação da Sustentabilidade da Construção, LiderA do processo de certificação do edifício, tendo obtido a classe A++ (2016).

>>Ver vídeo<<

Relatório técnico de capacidade estrutural de possíveis alterações das divisórias, no prédio sito na Rua Padre António Oliveira, n.º 14ª – R/C, Caxias – Parecer Técnico de Estabilidade (2016)

Foi efetuado o seguinte trabalho:

  1. Análise Estrutural dos Elementos Existentes;
  2. Parecer Estrutural à proposta de Alterações, com justificação técnica;
  3. Conclusão Técnica.

Fiscalização da empreitada de conceção – construção ETAR Norte Leiria (2005-2006)

A maior Obra onde estive, de cerca de 15.000.000,00€, 200 trabalhadores, onde desenvolvi trabalho na equipa de fiscalização durante cerca de 6 meses. Nas atividades estava incluído o controlo de planeamento (verificação semanal e mensal do andamento dos trabalhos), controlo de construção (qualidade de materiais e de execução) e controlo financeiro (autos de medição).