Derrocada de Muro nas Traseiras de Prédios em Lisboa

por Susana Lucas
2 comentários

Hoje existiu uma derrocada de um muro nas traseiras de 3 prédios na Rua Damasceno Monteiro em Lisboa.

De uma análise muita expedita da situação julgo que os muros devem ser da época dos prédios na cota inferior, que devem ter mais de 50 anos e que a cota superior existe outras construções mais recentes. Estamos a falar de uma diferença de cota julgo acima de 10 metros. O muro de contenção é praticamente na vertical.

Esta situação de desníveis de terrenos garantidos a partir de muro para a maximização do uso do solo não é única. Mas de quem poderá ser a responsabilidade de cadastrar, monitorizar e acompanhar estas situações? A Câmara Municipal? Será considerado em propriedade privada?

Parece-me que pode ser um caso como o das arribas na costa só que neste caso existia uma estrutura que supostamente devia estar calculada para a carga e será que estava? Será que quando foi projetada para as traseiras dos prédios já se previa as construções mais recentes? Mas também podem dizer que os prédios mais recentes mas já lá estão há 20 anos. Pois então temos que dar os parabéns à estrutura por ter aguentado tanto tempo uma carga adicional para a qual não estava prevista.

Pela foto podemos verificar que a estrutura de muro tem uma espessura na ordem dos 60 cm talvez… e a drenagem, também não é percetível se existe ou não em todo o desenvolvimento do muro, talvez apenas na cota superior.

Tem que existir um acompanhamento deste tipo de situações, nem que sejam os condomínios a garantir as condições de segurança e funcionamento dos edifícios e dos seus espaços limítrofes. Fica o desafio!!!

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

2 comentários

Avatar
Frederica Tweddell 3 de Agosto, 2017 - 9:57

Can I just say what a relief to find someone who actually knows what theyre talking about on the internet. You definitely know how to bring an issue to light and make it important. More people need to read this and understand this side of the story. I cant believe youre not more popular because you definitely have the gift.

Responder
Avatar
Susana 5 de Agosto, 2017 - 2:55

Hello there! Thank you very much for the kind and encouraging comment.

Responder

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais