Desenvolvimento = Educação + Sustentabilidade

por Susana Lucas
0 comentário

Ontem tive uma grande satisfação em estar presente em mais uma conferência na Azambuja, neste caso com o tema Educação. Ótimos oradores e uma audiência significativa (tendo em conta que existia futebol) bem como participativa, que bom!

Dentro dos oradores gostava de destacar a apresentação de João Pinhal, cuja especialidade e investigação é na Territorização da Educação.

Fez a ponte entre a Educação e a Sustentabilidade (conferência da semana passada). Considera que para existir desenvolvimento dos territórios têm que existir essas duas componentes Educação e Sustentabilidade. Curioso porque tinha sido a ligação entre estas duas conferências que eu tinha deixado na semana anterior.

A componente social da Sustentabilidade, mais propriamente as pessoas, têm que ter cada vez mais Educação para poderem decidir e serem participativas. São recursos naturais que depois de transformados pela Educação podem potenciar a mudança nos territórios. Essa mudança permite o desenvolvimento dos mesmos.

São assuntos que me “tocam” diretamente, tanto por efetuar trabalho na área da Sustentabilidade como sendo Educadora, tanto profissionalmente como pessoalmente.

E qual é a idade para contribuir para esta mudança? Todas. O importante é termos formas de analisarmos informação para podermos decidir e contribuir, isso pode e deve ser feito durante toda a nossa vida. Temos que estar disponíveis para educar e para sermos educados, pois a Sustentabilidade e consequentemente o Desenvolvimento dos Territórios passam por ai!

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais