Doenças da Ecologia

por Susana Lucas
0 comentário

A única revista que compro com a regularidade mensal é a Prevenir. Na revista deste mês abordam-se tema muito interessantes, mas hoje gostava de refletir sobre as novas doenças da ecologia: Eco ansiedade e Eco luto.

A Eco ansiedade está relacionadas com preocupações, medo constantes da destruição ambiental, que pode levar a depressão, tristeza até raiva. Este sintoma pode ser mais recorrente em jovens e crianças. Por isso nós como pais temos que estar atentos a este tipo de sintomas. Considero sempre fantástico grupos de crianças ou jovens que criam grupos com propósitos ambientais, contudo o acompanhamento por adultos deve ser garantido para não se criarem formas menos corretas de reagir a determinadas situações ambientais menos corretas. Temos ter a noção que o caminho é longo, tem que existir persistência e transmitir sempre de forma positiva as nossas posições ambientais. Nunca a imposição ou a exigência rígida.

No caso do Eco luto já se está numa situação mais grave de sofrimento emocional, tanto por catástrofes naturais como criadas pelo Homem. Claro que a todos nós nos custa ter conhecimento de determinadas situações ambientais que estão ocorrendo, como é o caso neste momento na Austrália, que o importante é apoiar, participar em campanhas de apoio.

Como em tudo na vida, não conseguimos ter o controlo de tudo o que acontece em nosso redor, muito menos em outro lado do planeta. Mas não é fazer nada… é dar o nosso contributo, é criar ou participar em grupos em que podemos contribuir. Eu estou a fazer uma micro parte com na associação Free to Be – Associação Educar para a Sustentabilidade. E tu?

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais