Eco Domus – Construção em madeira

por Susana Lucas
0 comentário

Na passada 4ª feira fui conhecer o projeto da Rita e do Joaquim. Assim gostava de vos apresentar o mesmo, sendo o texto em seguida uma cópia do que me enviaram.

As nossas construções tem como base um poliedro regular que poderá ter vários lados que vão dos 5 aos 36 lados e que dispensa qualquer tipo de suporte interior (vigas, pilares, etc.)

Tendo por base uma estrutura geométrica perfeita, e constituída por losangos, que são interligados por junta fechada integral, forma um conjunto muito forte e resistente, e como os losangos são triangulados, a dispersão de carga das forças da gravidade e dos ventos é efetuada e dispersa por toda a estrutura de forma natural.

Torna-se muito dinâmica e elástica, podendo ser construída á nossa medida, aumentando o número de lados e dimensões, e utilizando os mais variados tipos de materiais tanto no interior como no exterior.

A estrutura é construída com pinho nórdico (casquinha vermelha) de várias medidas de espessura, consoante as dimensões da construções e por placas de OSB também de várias espessuras.

O piso da construção apresenta várias alternativas que vão desde o chão simples de piso flutuante ao soalho de madeiras naturais ou aos pisos cerâmicos.

O material de fixação da construção é todo constituído por parafusos Torx de várias medidas e sempre em material não oxidável.

Todas as construções têm uma cúpula preferencialmente em vidro, que irá iluminar toda a construção e dar uma visão única para o exterior do espaço onde será instalada, permitindo durante a noite observar o firmamento celeste sem sair do conforto da sua casa.

O revestimento interior é efetuado com placa de contraplacado de choupo de tom branco o que realça a abertura do espaço interior, mas poderá ser revestida com todo o tipo de materiais aconselhados para revestimentos interiores. (cortiça, lambrim, etc)

O revestimento exterior é efetuado com a colocação de tela respirável e impermeável conjuntamente com tela asfáltica com revestimento de xisto, podendo igualmente serem colocados outros materiais de isolamento de exterior, como cortiça, telhas shingle, ou outros.

No  design  exterior poderá escolher qualquer tipo de material adequado para revestimento exterior, cor, ou formato, sendo a sua imaginação o único limite.

Quanto às tipologias apresentamos um T0, em Open Space, que poderá ser equipado com uma pequena Kitchenette e um WC com lavatório e chuveiro minimalista, que poderá ser equipada com uma mezzanine, (altura mínima 3,80 m), podendo igualmente colocar o número de janelas que considerar necessário.

Esta tipologia adequa-se a vários fins, para habitação, espaço de meditação, realização de eventos e conferências, cursos estufas, etc.

Temos também outras tipologias, de T1 a T3, simples ou com acoplamento, conforme plantas em anexo, podendo igualmente serem equipadas com mezzanine e com o número de janelas consideradas necessárias para uma boa iluminação da construção.

Estas construções não necessitam de qualquer tipo de fundações, bastando apenas uma base de assentamento em betão, gravilha, ou qualquer outro material inerte, ou optar pela sua colocação sobre estacaria de madeira, ferro ou outro material adequado.

Todas as construções podem ser rodeadas por Deck em madeira ou qualquer outro material adequado.

Todas as construções têm uma garantia de dois anos.

Todas as construções são eco-friendly.

Este Zome tem 30 m2, com as dimensões de 6,28 m x 3,88 m.

Adorei conhecer tanto o projeto como quem está por trás dele… acho que ficávamos horas a fio à conversa! As fotos são do que construíram 2 pessoas em 2 semanas com ajuda de um andaime (e da Maria, a gata!).

 

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais