Embalagens e Ecodesign

por Cristina
0 comentário

Antes da pandemia se instalar o ecodesign e a redução das embalagens era um assunto amplamente debatido na comunidade.

Com a pandemia, naturalmente, muitos destes assuntos passam para segundo plano. No entanto, não ficaram (e não devem ficar) parados. A semana passada foi rejeitada no parlamento um projeto de lei para redução, e aplicação de coimas, das embalagens não necessárias.

Já repararam quantas embalagens compram que não são efetivamente necessárias? Uma das primeiras que vos surge deve ser a embalagem de papel, por fora da embalagem de plástico, da pasta dos dentes. Há também as embalagens de papel, por fora das embalagens de plástico das bolachas, das latas de atum, etc. Podemos enumerar inúmeros alimentos e produtos de consumo diário que têm embalagens a mais. A justificação é a comunicação e imagem que as marcas querem passar do produto. Será mesmo necessário?

Quando o ecodesign for obrigatório e os consumidores passarem a não comprar por não se identificarem com os valores de sustentabilidade da marca, então estaremos no bom caminho para um mundo mais sustentável. Até lá, vários projetos lei passarão pelo parlamento.

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais