Ainda na sequência da formação da semana passada em Sustentabilidade nos Campus Desportivos Universitários, fiquei com a certeza que a Engenharia para a Sustentabilidade de Instalações Desportivas é cada vez mais uma profissão necessária.
As instalações desportivas necessitam sempre de se manter com a melhor rentabilidade, ou seja, que uma análise de custo-benefício das medidas a implementar a partir do estudo técnico do que se pretende implementar.
Desde a fase de construção (sem falarmos da fase de projeto…) é sempre necessário analisar soluções, verificar as opções e a sua execução ou implementação. Depois garantir que existe em telas finais ou compilação técnica toda a informação necessária para se operar nas melhores condições. No âmbito da exploração vai ser necessário manutenção, reparação e por vezes substituição de equipamentos ou materiais. E por fim na fase final da sua vida útil analisar o que se vai fazer com todos os recursos que ainda têm potencial de utilização e o que se faz com os restantes.
Todas estas fases requerem que a Engenharia esteja presente, que ajude, colabore, que apresente soluções. E claro que a análise se for efetuada com critérios de Sustentabilidade tanto melhor! Não será assim?