Ensino Superior e a Resiliência

por Susana Lucas
0 comentário

Para reflexão antes do fim-de-semana quero abordar uma questão: de como o ensino superior nos permitir ser mais resilientes.

Em primeiro lugar abordar a resiliência. No meu ponto de vista é tão simplesmente como a nossa capacidade de nos adaptarmos as mudanças bruscas e que não estavam previstas. Considero que cada vez mais temos que ser TODOS mais resilientes. O futuro é mais incerto, já não é possível fazer previsões do que vai acontecer, quando vai acontecer e como vai acontecer.

O Ensino Superior permite ter maior agilidade mental , maior capacidade de reagir, encontrar soluções. No ensino superior não são apenas conteúdos de determinadas áreas de conhecimento que se vão adquirir. Existe outras capacidades que estão muitas vezes naquelas unidades curriculares que questionamos a sua pertinência no plano de estudos. É necessário ter um raciocínio mais abstrato, mais lógico para nos possibilitar ter a ginástica mental necessária para enfrentar desafios que não estávamos à espera e que aparecem com necessidade de resposta para ontem…

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais