Mais uma reflexão no seguimento de uma discussão de relatório de estágio do CTeSP Construção Civil. Não podendo dizer a entidade em questão, dado que é pública, mas posso referir que na mesma, sendo dono de obra, tem equipa de projeto e equipa de fiscalização para as obras.
O que questionei à aluna, que esteve a efetuar o estágio na equipa de fiscalização, como era a relação com a equipa de projeto, dado que são da mesma entidade que também é dono de obra. O mais curioso é que existe – digamos – falta de ligação ou mesmo pouca comunicação entre estas duas equipas, o que leva mesmo a condicionar o planeamento e desenvolvimento dos trabalhos.
Realmente quando estamos numa empreitada em que as entidades/empresas são distintas até se percebe que cada um “puxe a brasa para a sua sardinha”, mas neste caso sendo todos os técnicos da mesma entidade, fica sem se perceber bem o porquê (se não se contar com aspetos pessoais de carreira), pois o objetivo deve ser o mesmo: o melhor para a sua entidade patronal, ou não?