Tenho tido a oportunidade de tentar ajudar algumas pessoas próximas com questões relacionadas com a Água. Considero mesmo que estamos todos mais despertos para o tema. Posso vos enumerar algumas questões que vieram até mim.
– Acesso universal à Água potável através de abastecimento público, parece que ainda existem entidades gestoras que condicionam o acesso, mesmo que o sistema elevatório público esteja a 20 metros da casa (que está a uma cota superior de cerca de 5 metros);
– Ter fontes, minas ou levadas de Água em terrenos privados e como se pode otimizar a sua captação e sua servidão sem condicionar o seu caminho;
– Infiltrações de água na construção, de onde vem e como se pode encaminhar a montante ou a jusante;
– Antiga loja (cerca de 80 anos de construção) que mais parecia um “centro comercial” que no seu interior além de um poço com água tinha um lavador público para lavar a roupa, no seu interior, além de água para os animais no exterior.
Tudo isto me leva à grande satisfação de que a preocupação pelo uso da água, como utilizávamos e como se pode utilizar sem comprometer o seu ciclo é cada vez mais algo comum. Ainda bem!