Somos parte integrante da Natureza e por isso devia ser normal que as cidades também o fossem. Devia ser normal utilizar o melhor que a Natureza tem para que fossemos de facto uma parte dessa mesma Natureza. Da mesma forma, deveríamos dar o melhor que a Humanidade (da qual fazem parte as cidades) tem para benefício da Natureza.
Após muitas décadas a caminhar em sentidos contrários, estamos finalmente a utilizar as sinergias para contribuir para algo melhor para as duas partes.
Nasce assim o European Alliance Cities for Trees, que tem como principal objetivo trazer as árvores para dentro das cidades. Apoiado em Universidades, por forma a levar os problemas concretos das cidades ao encontro do conhecimento científico, o projeto pretende usar os benefícios das árvores com os seguintes objetivos: melhorar a qualidade do ar, reduzir o ruído e a temperatura, atenuar os efeitos do calor disponibilizando sombreamento, preservar a biodiversidade e tornar o espaço público mais agradável.
Onde já encontram as cidades em perfeita harmonia com a Natureza?
———————————————/————————————————
Chegada de férias a “nossa” Cristina apresenta mais um excelente e tão importante exemplo. Quem conhece cidades que pertençam ao EACT?