Fiscalização de Obras de Reabilitação

por Susana Lucas
0 comentário

Hoje gostaria de efetua uma reflexão sobre a necessidade de fiscalização de obras de reabilitação, remodelação, ampliação. Ou seja, quando estamos a abordar obras que usualmente o investimento para a sua execução é significativamente inferior ao valor do património a intervir.

Ai existe por vezes uma despreocupação na fiscalização. No meu ver devia ser exatamente o contrário. Passo a explicar.

Em obras de reabilitação temos por vezes necessidade de soluções não convencionais, de orçamentos muito limitados e prazos curtos. A fiscalização pode permitir que o acompanhamento técnico na seleção de soluções construtivas, de aferição e controlo financeiro, bem como acompanhamento da execução para não existir atrasos.

A minha experiência em Fiscalização de obras foi sempre em empreitadas de construção nova. Ai temos soluções construtivas normalmente comuns (em especial quando acompanhamos obras da mesma tipologia), os orçamentos são cumpridos se não foram verificados ou exigidos trabalhos a mais e o prazo é correntemente ultrapassado por questões de afetação de recursos, tanto materiais como humanos.

Contudo considero que estes desafios apresentam limites menores no caso da Reabilitação, por isso a relevância da Fiscalização. Fica a reflexão!

 

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais