Já nasceu em Portugal, em Silves, a primeira floresta baseada no método Miyawaki. É uma floresta particular, plantada no Algarve por uma bióloga, num terreno da família.
Este método foi criado pelo botânico japonês Akira Miyawaki na década de 1970, que combina vegetação natural que existiria naquele local caso não houvesse intervenção humana e a forma como estas espécies interagem entre si.
Nos dois primeiros anos (na fase de maior crescimento das plantas) esta floresta requer que se retirem as ervas daninhas e seja regada. A partir daí, a floresta vive sozinha sem necessidade de intervenção.
Esta metodologia permite a retenção de água no solo e posterior passagem para os lençóis freáticos, ajudando desta forma a combater a seca da região. Neste caso as plantas usadas foram zambujeiro, aroeira, loendro, alfarrobeira, esteva, murta, entre outras.
Em Portugal é a primeira, mas este método está a ser utilizado em várias florestas urbanas em todo o mundo, trazendo inúmeros benefícios para a população e par o meio ambiente.