Futuro das cidades, interdisciplinaridade pela complexidade urbana

por Susana Lucas
2 comentários

Por estes dias li algo no linkedin sobre a necessidade de existir cada vez mais interdisciplinaridade dado a complexidade urbana e mesmo o que se perspetiva para o futuro das cidades.

Considero que esta realidade é transversal, ou seja, que cada vez mais as áreas do conhecimento são interconectadas para se encontrar soluções. E não me refiro apenas às ciências exatas ou de base tecnológica. Se pretendermos cidades mais humanizadas, temos que pensar nas ciências sociais, da saúde ou mesmo da cultura.

As cidades têm cada vez mais garantir que todas as necessidades diretas ou indiretas possam ser satisfeitas, e claro, cada vez mais a ligação ao natural tem que ser considerada. Com toda a certeza vamos ter cidadãos bem mais felizes!

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

2 comentários

Avatar
Francielle 18 de Fevereiro, 2024 - 22:14

Olá, Susana. Eu li o seu post sobre a interdisciplinaridade e a sustentabilidade e achei muito interessante. Eu concordo com você que esses são conceitos fundamentais para pensar as cidades do futuro. Eu sou uma geógrafa, geomorfologista e estudo os processos e as formas da superfície terrestre. Acredito que a geomorfologia pode contribuir para a sustentabilidade urbana (inclusive essa foi minha dissertação de mestrado), pois permite entender melhor os riscos naturais, o planejamento territorial, a gestão dos recursos hídricos e a conservação da biodiversidade.
No meu blog, eu compartilho ideias sobre geomorfologia e sustentabilidade, além de outros assuntos relacionados às ciências da terra e ao meio ambiente. Um dos meus posts mais recentes é sobre como a geomorfologia pode auxiliar na prevenção e na mitigação de desastres naturais nas cidades. Se você se interessa por esses temas, eu te convido a visitar o meu blog [Geomanifesto – https://geomanifesto.com/blog/%5D e deixar seus comentários e sugestões.
Eu gosto muito do seu blog e dos temas que você aborda. Recentemente venho acompanhando o seu trabalho e tenho aprendido muito com você. Parabéns pela sua iniciativa e pela sua contribuição para a sustentabilidade. Eu gostaria de saber mais sobre a sua visão sobre a interdisciplinaridade e a sustentabilidade. Você tem algum projeto ou pesquisa em andamento sobre esse tema?

Abraços,

Francielle Caminhas.

Responder
Susana Lucas
Susana Lucas 21 de Fevereiro, 2024 - 14:12

Viva Francielle!
Muito obrigada pelas palavras que me encorajam e muito a continuar.
Neste momento o único projeto que estou a coordenar é o BUILD2050, um conjunto de 8 formações para os edifícios do ano 2050 na europa, onde participam 6 instituições de ensino superior europeu.
Gratidão, Susana

Responder

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais