Governo apoia a redução de plásticos

por Susana Lucas
0 comentário

Na próxima sexta-feira, dia 8 de junho, o Governo apresentará as medidas resultantes de um grupo de trabalho para combater a problemática da poluição causada pelo plástico.

Haverá benefícios fiscais, iniciativas com associações, fundos para investigação de novos materiais que irão substituir o plástico, entre muitas outras medidas. O principal objetivo é distinguir boas práticas, não proibir nem penalizar. 

A parte mais difícil de todo este processo somos nós, o consumidor. Mudar hábitos e mentalidades não é fácil e demora bastante tempo. É verdade que o Governo tem um papel fundamental, mas estaremos nós preparados para esta mudança? Eu acredito que a maioria dos consumidores está consciente deste problema, mas…

Quantos já recusaram uma palhinha numa bebida de um bar? Na verdade ela não é necessária (na maioria dos casos) e não custa nada dizer “Não é preciso, obrigada”.

Tal como este, há dezenas de gestos simples que podemos ter no nosso dia-a-dia, que não custam tempo nem dinheiro, e que não necessitam do apoio/incentivo de ninguém.

 ——————————————————————/———————————————————————

O problema dos plásticos, que a Cristina apresenta, será um dos grandes desafios em termos globais que vamos ter nos próximos tempos. Já existem diversas soluções alternativas, no caso das palhinhas desde aço inox ou de bambu, contudo os preços ainda não são comercialmente atrativos… ou a solução passa pelos produtos produzidos com plásticos terem impostos tão elevados que deixam de ser a primeira opção??? Fica a sugestão!

 

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais