Grandes Obras em Portugal – Ainda uma realidade

por Susana Lucas
0 comentário

Das “grandes” obras que existiram nos últimos anos lembro-me do terminal de cruzeiros de Leixões, que foi distinguido com o prémio “O melhor edifício do ano” de 2017, o novo edifício do museu dos coches e o MATT, julgo que qualquer um deles tiveram a conclusão de obras nos últimos 2 anos. Foram obras que se vão destacar na malha urbana das cidades e vão criar novas amenidades para os utilizadores; que bom!
Parece que a realidade da construção em Portugal alterou-se, mas ainda existem obras de construção novas, como é o caso do terminal de cruzeiros de Lisboa. Sei que a quantidade de “grandes” obras não é nem de perto nem de longe a que existia há 20 anos atrás, mas elas ainda vão existindo, ainda bem!
Atualmente a reabilitação de edifícios, revitalização de áreas urbanas e requalificação de espaços tem sido uma forte aposta e necessidade. Existia um parque edificado sem qualquer manutenção e por vezes sem uso que necessitava de voltar a ser utilizado. Aliás ainda deve existir muito por fazer… Em termos urbanos a realidade também está a ter outras necessidades ou mesmo exigências. Pretende-se que exista uma melhor capacidade das cidades para serem utilizadas e vividas, diminuindo o trafego viário e maximizando os espaços pedonais e de lazer.
No futuro existe algumas cautelas relativamente a novas “grandes” obras, mas julgo que vão acontecer. Uma das que se perspetiva é o terminal de contentores do Barreiro. Um novo aeroporto para a zona de Lisboa já teve algumas versões mais ou menos consensuais mas julgo que também deve ir para a frente. A terceira travessia do Tejo, na zona de Lisboa, nunca mais se falou, será que não deve estar ligado ao projeto do novo aeroporto? Talvez.
Contudo temos sempre que olhar para dentro das nossas cidades e potenciar o património edificado que existe, pois eu não conheço nenhuma cidade em Portugal que não seja para visitar tanto pelo património como pela gastronomia? E a Boa gente, o que têm a visitar nas vossas “cidades”?

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais