Guia do Engenheiro para o Futuro

por Susana Lucas
0 comentário

Por indicação do António Câmara no Linkedin vi um artigo muito interessante da Free Code Camp – The Engineer´s guide to the future.

O futuro dos Engenheiros é um desafio. Não se torna relevante a área da Engenharia em que atuamos, mas sim a forma como temos competências para lidar com as novas tecnologias, os novos interfaces, novas plataformas, novos hábitos e novos projetos. Se não acompanharmos ficamos para trás.

O futuro é aumentado. Temos de ter a noção que a Realidade Aumentada, ou Realidade Mista, Realidade Estendida vai ser uma nova forma de interagirmos, de fazermos acontecer.

Os ecrãs podem vir a deixar de ser necessários. A interação entre o real e o virtual será cada vez mais frequente, de diversas formas, até ao tridimensional.

Para mim este é um desafio fascinante. Aliás considero que ser Engenheiro (a) é isso. Tentarmos resolver questões, por vezes até de uma forma recorrente ou antigas, com novas técnicas, tecnologias e formas de resolução.

Tudo isto pode parecer muita ficção, mas se formos aos anos 70 do século passado (quando nasci), quem falava de internet, facebook, instagram e afins, smartphones, computadores pessoais, GPS… e agora qual é a nossa realidade? Como estas tecnologias fazem parte no nosso dia-a-dia e trabalho? Qual será a realidade dos nossos filhos ou netos?

Que bom ser Engenheira!

 

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais