Habilitissimo – Conheça algumas casas ecológicas incríveis

por Susana Lucas
0 comentário

Hoje começo uma nova parceria com o site Habilitissimo. Considero sempre estas parcerias importantes quando estamos na “mesma onda”.

Assim venho vos falar de um artigo que li sobre casas ecológicas. Os exemplos dados são de Espanha, mas acredito que por cá também existem tão bons exemplos.

Dos pontos que retive e que considero mais relevantes são:

– Aproveitamento de espaços que já não têm uso, cavalariças, armazéns, etc, para se efetuar habitações. Existe mesmo por vezes habitações que dado a qualidade dos materiais locais utilizados tem toda a lógica em se manter a estrutura base. Já são séculos de construção muito adaptada às características locais e com os materiais locais;

– Redução e produção de energia, temos que nos otimizar em termos de consumo. Esse é o primeiro passo, verificar o que tem mesmo que estar ligado e como o menor consumo possível. Depois se existir possibilidade de investimento passarmos para a produção e de preferência, no meu ver, para sermos autónomos;

– Reaproveitamento do recurso água, para mim, sempre tão importante, como podemos otimizar o seu consumo, como podemos ter diversos consumos de diversas qualidades de água, tem mesmo que voltar a ser corrente esta perspetiva.

Depois se tivermos que efetuar mesmo construção nova, que seja o mais bioclimática possível, que seja ligada às condições locais e com os pressupostos anteriormente definidos.

Acredito que nos podemos voltar a ligar mais à natureza, ao nosso espaço, ao nosso lar, de forma a sermos mais sustentáveis!

Quem tem exemplos por ai?

 

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais