Estas são dicas que o HBC – Healthy Building Certificate apresentou nestes dias, podem ver aqui, e que considero de extrema relevância e simples de aplicar para termos casas mais saudáveis e prevenir a entrada de vírus:
– Ventilar, ambiente estagnados e sem renovação de ar potenciam a proliferação de microrganismos de todas as espécies, entanto a ventilação ajuda a remover ar estagnado, renovar o oxigénio e regular também a temperatura interior das casas.
– Sapatos à entrada de casa, tem que ser sempre o medida igualmente importante para não contaminar a casa toda, sabermos que existe uma zona mais suja, por isso com necessidade de maior desinfeção, mas não toda a casa…
– Ter desinfetante de mãos à entrada de casa, para quem vem do exterior, além de ter que depois lavar bem as mãos (o sabão azul e branco é o mais adequado), existem mesmo receitas caseira simples para o fazer.
– Purificador de ar, este talvez o mais difícil e dispendioso para aplicar, mas pode ter efeito muito positivos em especial quando com UV, carvão ativado e tecnologia HEPA, vão igualmente dar o seu contributo.
Uma questão à parte mas que considero que temos mesmo que mudar a nossa forma de estar à no contacto das mãos com a nossa cara (e a dos outros), bem como o contacto entre mãos de outras pessoas… já existem comunidades por esse mundo fora que o fazem à milénios por sabem que as mãos são um dos principais veículos de propagação de doenças.
Último à parte além de sol e calor serem fundamentais para um bom funcionamento do nosso organismo, não são muito apreciados por este tipo de microrganismos. Podemos também lhes dificultar a vida de entrada através da alcalinização do nosso organismo, a muito conhecida água morna com limão (além de alcalina temperatura acima de 26ºC esta malta também não gosta) ajuda e muito!