Da parte da manhã de hoje vou efetuar uma apresentação sobre HBIM (Historic Building Information Modelling) em Cáceres. A conferência à partida pode parecer que nada tem a ver com o assunto, dado que o tema geral da mesma é “Cultural Routes & Heritage, Tourism & Rural Development”.
Será?
O que verifico é que as diversas áreas do conhecimento cada vez estão mais próximas e o HBIM pode ser uma ótima ferramenta para o turismo, como? Passo a explicar.
Podendo existir a digitalização de informação sobre edifícios históricos ou património, podemos ter uma forma nova de ter acesso aos mesmos…Esta nova realidade pode permitir novas condições e capacidade de manutenção dos edifícios, como poder ter acesso a zonas do mesmo virtualmente, que de uma forma física não seria possível.
Assim podemos potenciar uma nova realidade para os turistas, podendo estes ter mais informação sobre o que se encontram a visitar, bem como visitar zonas sem acesso direto, chegar a interagir com o edifício ou vivenciar por exemplo uma batalha!
Este é um desafio que tenho com uma equipa da Irlanda, bem como de outros países da Europa, em que o Maurice Murphy do Virtual Building Lab me convidou para fazer parte, neste momento de uma candidatura ao programa H2020.
Obrigada Maurice por acreditares que posso de alguma forma contribuir para esta nova realidade!