Humidade na Construção

por Susana Lucas
0 comentário

Uma das questões que me colocaram no final do webinar que participei na passada 5ª feira do Turismo de Portugal, sobre Sustentabilidade, esteve relacionada com a Humidade na Construção.

Realmente é um problema que genericamente nos afeta a todos. Assim sistematizando podemos ter 3 tipos de humidade no interior da construção:

Humidade por capilaridade – a acontece usualmente de baixo para cima, a partir do pavimento, está relacionada que a falta de impermeabilização entre o solo e o pavimento térreo e existindo humidade no solo, esta começa a passar para o pavimento de depois paredes. Em termos de resolução pode ser a mais difícil, dado que o que se deve efetuar é a retirada do pavimento, efetuar um sistema de drenagem da água, impermeabilização e depois voltar a colocar um pavimento.

Humidade por infiltração – esta ocorre usualmente entre ou 2 estruturas construtivas distintas, por exemplo cobertura e parede, ou entre materiais distintos, por exemplo parede e caixilharia. Aqui o aparecimento, desta humidade, está relacionado com a má execução da ligação entre estruturas ou materiais, na zona exterior da construção. Tem de se efetuar pelo exterior uma impermeabilização de forma a garantir que nenhum poro, nenhuma fissura, existam para a água poder passar para o interior.

Condensação – usualmente aparece no teto, em especial da casa de banho, porquê? Muita humidade, em especial quente, com pouca ventilação. Solução para o caso: ventilar, ventilar, e no final ventilar (além de limpar)!

Existe sempre um equipamento, passo a publicidade, que ajuda de alguma forma a controlar este a humidade no interior da construção – são as Plantas – contudo não fazem milagres nem conseguem desaparecer com a fonte de problema.

Espero ter ajudado!

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais