A inteligência artificial (IA) está para ficar e temos de potenciar a sua melhor utilização, e a indústria da construção não é exceção. Considero mesmo que desde o projeto, à construção, bem com a gestão do imóvel até á desconstrução podemos ter ferramentas que aprendam com o que se tem feito (de bom e de menos bom), para se ter processos mais ágeis, sem se efetuar os mesmos erros, ou passar pelos mesmos desafios.
Claro que espero que a IA consiga mesmo evoluir para se aperceber das necessidades de cada uma nós e de cada um em cada dia, porque realmente temos já uma infinidade de filtros, genéticos, ambientais, sociais, culturais, humor… enfim as variáveis que nos distingue da IA são mesmo muitas e complexas.
O que vos quero dizer com esta conversa, será melhor dar um exemplo. Por exemplo o pedreiro A e o pedreiro B pode estar a realizar a mesma tarefa, mas têm perceções diferentes, metas distintas ou mesmo forma de executar diferentes, o que não significa que algum esteja mal, mas se colocarmos IA a dar as indicações personalizadas a cada um, talvez se chegue ao pretendido de forma mais ágil e efetiva.
Vamos poder evoluir com esta nova realidade da IA e considero que a indústria da construção bem precisa!