IMPACTO DA I&D NA ACADEMIA

por SEIbySus
0 comentário

Neste artigo analisa-se a forma como os projetos de I&D podem ser avaliados em termos do seu impacto na área académica (Universidades e Politécnicos).

Como é assinalado pelo LERU (League of European Research Universities) no documento “Produtive Interactions: societal impact of academic research in the knowledge society” (LERU, 2017), o impacto da I&D na área académica é medido, fundamentalmente, através de um indicador bibliométrico, isto é através das referências em artigos em revistas científicas. Este sistema pode privilegiar a quantidade sobre a qualidade, especialmente se os dados não forem devidamente analisados.

A publicação de artigos, que constituía uma forma de comunicação com os pares, passou a ser um fim em si mesmo. O método bibliométrico deverá ser aplicado em conjunto com uma avaliação qualitativa pelos pares.

É necessário reconhecer que o modelo de I&D se suporta numa rede de investigação e inovação, sinalizar a importância da participação das partes interessadas e combinar indicadores quantitativos (biblioméricos) e qualitativos (casos de estudo, narrativas).

João & Susana

Referências

LERU. (março de 2017). Produtive Interactions: societal impact of academic research in the knowledge society, LERU (League of European Research Universities) position paper

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais