Institutos Politécnicos ou Universidades Politécnicas

por Susana Lucas
0 comentário

No ensino superior vai com certeza ser um tema de analise/discussão e talvez decisão da passagem (ou não) dos Institutos Politécnicos e Universidades Politécnicas durante este ano.

As Universidades Politécnicas são uma realidade pelo menos na grande maioria dos países da Europa. Nós ficamos para trás talvez porque existe sempre – por cá – uma grande inercia a mudanças, em especial quando existem poderes instalados que não gostam de ser colocados em causa… enfim é o nosso Pais, como ele é! Aliás por cá até existem mesmo Universidades que têm Institutos Politécnicos…

Contudo, analisando esta mudança não é apenas alteração de nomenclatura. Permite que os Institutos Politécnicos, se tiverem centros de investigação com avaliações boas possam dar o grau de doutor. Não quero de todo acreditar que seja por existir a possibilidade de mais instituições conferirem este título que possa existir tanta dificuldade na alteração… espero mesmo que não. O que de momento acontece é que existem docentes dos institutos politécnicos que são orientadores de teses de doutoramento, mas tem de existir um coorientador de uma universidade… enfim…

Por isso espero que em 2021 seja um tema que seja analisado por todos, que se veja os prós e contras de forma real, concreta e exista uma decisão… para estarmos com a restante Europa.

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais