Investigação, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

por Susana Lucas
0 comentário

São conceitos que por vezes são confundidos e existem dúvidas em relação ao fim de um e início do outro por isso apresento o que as normas 166002 – Sistema de Gestão de IDI e NP ISSO 56002 – Sistema de Gestão de Inovação, consideram-se as seguintes definições de Investigação (I), Desenvolvimento Tecnológico (D) e Inovação (I):

INVESTIGAÇÃO – Pesquisa original e planificada que visa descobrir novos conhecimentos e uma compreensão superior no âmbito científico ou tecnológico.

DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO – Aplicação dos resultados da investigação ou de qualquer outro tipo de conhecimento científico para o fabrico de novos materiais, produtos, para o desenho de novos processos, sistemas de produção ou de prestação de serviços, assim como a melhoria tecnológica substancial de materiais, produtos, processos ou sistemas existentes.

INOVAÇÃO – Atividade cujo resultado é a obtenção de novos produtos ou processos, ou melhorias substancialmente significativas dos existentes. As atividades de inovação consistem em: incorporação de tecnologias, desenho industrial, equipamento e engenharia industrial, lançamento da fabricação, comercialização de novos produtos e processos.

Ajudou?

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais