Mesmo não sendo de forma alguma uma área que tenha conhecimento, é uma área que gosto e talvez todos nós, principalmente quando temos nas nossas casas.
Por isso li o artigo da revista jardins sobre como ter um jardim sustentável e claro que tem que ser com vegetação autóctone, pois como referem zela pelo equilíbrio do território.
Assim, utilizar plantas autóctones em projetos paisagísticos é conciliar a inovação com a sustentabilidade, isto é o futuro! Estas plantas apresentam características particulares, estão adaptadas às condições edafoclimáticas da região; necessitam de baixa manutenção e consumo de água e ainda são pouco suscetíveis a pragas e doenças. Por isso, reduz-se a utilização de pesticidas, tornando o jardim resiliente.
O importante é não pensarmos nos jardins como um sonho tropical qualquer, que não é a nossa realidade (pelo menos por agora…) mas sim uma forma de nos ligarmos ao exterior das nossas casas como uma continuidade tanto da casa como do ambiente natural que existe na zona.
Quais são as plantas que mais gostas de tua zona?